O Pastor Alemão é o cão mais utilizado para o trabalho policial. Além de ser extremamente confiável, reúne diversas qualidades num único animal (coragem, inteligência, equilíbrio e notável vigor físico).
.
Capaz de trabalhar sob situações de extremo risco e dotado de um faro apurado, tem sido uma das raças mais utilizadas em missões de resgate a vitimas de catástrofes, superando até os mais modernos meios de detecção por equipamentos.
Por instinto defende ferozmente seu território e as pessoas com quem convive, porém pode ser condicionado para permitir a entrada de visitantes sob o comando de seu dono. Sua pelagem de coloração escura, funciona como uma camuflagem sendo difícil notar a sua aproximação no escuro (atributo importante num cão de guarda).
Incorruptível e com forte efeito moral. Muitas vezes, somente a sua presença evita qualquer ação. Valente e ao mesmo tempo equilibrado, é capaz de prever situações de perigo e aproximação de pessoas mal intencionadas. Quando bem treinado, responde rapidamente até aos mais discretos comandos de ataque. Determinado e totalmente confiável, jamais expõe seu dono ao risco.
Devido ao seu caráter, morfologia e facilidade para o treinamento é bastante utilizado como Guia de Cegos, Cão de Ajuda a Surdos entre outros. Inteligente e equilibrado, é capaz de reconhecer e evitar situações de perigo ao seu dono deficiente.
Destaca-se pela rapidez com que responde aos comandos, por sua obediência e pela precisão com que transpõem os obstáculos. Dificilmente comete faltas, seu treinamento é fácil, dispensando até técnicas mais complexas. É a raça ideal para quem quer iniciar neste esporte e tem pouca ou nenhuma experiência. Porém pouco competitivo, tendo em sua categoria (standard) oponentes superiores em agilidade e velocidade, como exemplo a raça Border Collie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário